Se você precisa melhorar a forma como sua equipe desenvolve e faz a gestão de projetos, talvez seja hora de conhecer o Scrum. Ele é especialmente valioso por sua capacidade de resolver problemas complexos e dinâmicos, fornecendo transparência, flexibilidade e adaptabilidade ao processo de trabalho. No livro “Scrum: A Arte de Fazer o Dobro do Trabalho na Metade do Tempo”, Jeff Sutherland descreve como o framework pode revolucionar a maneira como projetos são conduzidos, permitindo que equipes entreguem mais valor em menos tempo, o que, por sua vez, torna o Scrum uma escolha atraente e relevante para organizações que buscam melhorar sua eficiência e agilidade.
Dessa forma, o autor aponta que no Scrum, há três papéis principais que desempenham funções distintas e essenciais no processo:
- O Product Owner (Dono do Produto): figura crucial no desenvolvimento ágil, desempenhando várias funções essenciais. Toma decisões críticas sobre qual trabalho deve ser priorizado, atuando como a conexão direta com o cliente. Desempenha um papel fundamental na comunicação, fornecendo feedback contínuo da perspectiva do cliente em cada “período de tempo” (sprint). Divide seu tempo igualmente entre interações com o cliente e com a equipe. Sua responsabilidade abrange a tradução da produtividade da equipe em valor, sendo o dono da Lista de Pendências (Backlog), constantemente aprimorando sua ordenação. E também busca entregar 20% das características que possuem os 80% do valor o mais rápido possível para o cliente.
- O Scrum Master (Mestre Scrum): Atua como um facilitador e um defensor do processo Scrum. Ajuda a equipe a descobrir como trabalhar melhor. Também facilita todas as reuniões e avalia se há transparência no processo de desenvolvimento. É responsável por ajudar a equipe a descobrir quais são/eram os obstáculos no caminho. E guia a equipe em direção ao aprimoramento contínuo: sempre pergunta “Como podemos fazer melhor o que fazemos?”.
- A Equipe de Desenvolvimento: Composta pelos profissionais que realizam o trabalho real de construir o produto. Invoca o espírito guerreiro que não aceita a derrota nem o desânimo. Esta equipe é auto-organizada e multifuncional, o que significa que eles têm todas as habilidades necessárias para concluir o trabalho sem depender de recursos externos. Eles são responsáveis por selecionar as tarefas do backlog, estimar o tempo necessário para concluí-las e entregar as funcionalidades a cada sprint. A equipe de desenvolvimento é altamente colaborativa e se esforça para alcançar os objetivos definidos para o sprint.
Esses três papéis trabalham em conjunto para garantir que o produto seja desenvolvido de maneira eficiente, com foco na entrega de valor ao cliente. A partir desses conceitos, é possível elencar, de acordo com o autor do livro, 11 passos para se começar um projeto Scrum:
- Escolha um Dono do Produto;
- Selecione o Time;
- Escolha o Scrum Master;
- Crie e ordene, de acordo com as prioridades, a Lista de Pendências ou Backlog de Produto:
- Lista detalhada de tudo que precisa ser feito;
- Pode evoluir durante o desenvolvimento do produto;
- Refine e estime o backlog;
- Faça o Planejamento do sprint:
- Primeira das reuniões do Scrum;
- Product Owner, Scrum Master e Equipe se reúnem para planejar o sprint, que geralmente é um período de tempo menor que um mês e é usado para se realizar as tarefas que foram selecionadas do Backlog.
- Torne o trabalho visível:
- Crie um quadro Scrum com três colunas: A fazer, Fazendo, Feito.
- Realize a Reunião Diária:
- Todos os dias, no mesmo horário, a equipe e o Mestre Scrum devem se reunir para responder a três perguntas:
- O que você fez ontem para ajudar a equipe a concluir o sprint?
- O que você vai fazer hoje para ajudar a equipe a concluir o sprint?
- Existe algum obstáculo impedindo você ou a equipe de alcançar o objetivo do sprint?
- Outros pontos devem ser discutidos em outros momentos ou reuniões.
- Todos os dias, no mesmo horário, a equipe e o Mestre Scrum devem se reunir para responder a três perguntas:
- Faça a Revisão do sprint:
- Nesse evento a equipe apresenta o que conseguiu fazer durante o sprint. Qualquer pessoa pode participar.
- Faça a Retrospectiva do sprint;
- Evento para a equipe e o Scrum Master pensarem no que deu certo, no que poderia ter sido melhor e o que podem melhorar no próximo sprint.
- Comece de imediato o sprint seguinte, levando em consideração a experiência do time no sprint anterior e tudo aquilo que precisa ser melhorado.
Pronto, não tem segredo. Inicie a implementação do Scrum em seu projeto o mais cedo possível e acelere a obtenção de bons resultados. Ao adotar o Scrum, você pode aproveitar os benefícios e impactos positivos, agilizando o processo de desenvolvimento e melhorando a entrega de valor para o seu cliente. Além de fazer com que a equipe toda possa trabalhar de forma melhor e mais organizada.