O WordPress é um sistema de gestão de conteúdo para internet amplamente utilizado para sites e blogs. Ele permite a customização de elementos, bem como a criação de plugins e temas.
Caso você queria elaborar seu próprio tema, o que é muito indicado, já que é sempre legal ter sua própria marca e identidade em seu site, confira algumas dicas simples, mas que podem ser bastante úteis.
Primeiro, considere elaborar um modelo (protótipo) de como você espera que o tema seja. Então crie um esboço de página inicial, de página de listagem, de página única, de post, entre outras.
Você pode se inspirar em outros sites ou ver o que a comunidade anda desenhando lá pelo dribbble, veja Figura 1 e acesse o site para ver mais obras. Se quer uma ferramenta muito útil na hora de elaborar um protótipo, acesse o figma. E caso deseje utilizar os elementos do Bootstrap, é possível já criar o modelo usando esses elementos, pois é super fácil adicionar o Bootstrap ao tema.
Caso não saiba quais páginas um tema deve ter, você pode buscar por temas já disponíveis e verificar quais páginas ele possui. Alguns temas são bem simples e você pode usá-los como base, inclusive para verificar as funções que cada página deve possuir (como listar os posts na página inicial, resultado de pesquisa, conteúdo de um post, etc). Como sugestão, veja o Sandbox, na Figura 2, tema muito simples e muito indicado para quem tá começando.
Também é necessário que você já tenha um bom conhecimento de HTML, CSS, JavaScript e PHP, já que vão ser feitas várias alterações no estilo, organização e nas funcionalidades do tema. Lembrando que o PHP é muito importante já que o WordPress é feito nessa linguagem, então não tem como fugir.
Para testar o tema localmente (em sua máquina) é preciso fazer download do WordPress, de preferencia a versão mais atual da plataforma, e ter um servidor local disponível, como o XAMPP, que é gratuito e de fácil instalação.
Essas são dicas iniciais, mas que são muito importantes e que as vezes são difíceis de se encontrar. Aproveite, e já busque mais informações nessa postagem, que tem mais alguns detalhes, do site wptotal e várias outras dicas na escola wordpress.