
Em qualquer projeto, não só aqueles que envolvem o desenvolvimento de alguma solução tecnológica, uma das principais questões é como distribuir as tarefas entre os membros da equipe e garantir que o resultado, ao final do processo, seja satisfatório.
Delegar tarefas de forma eficaz é uma habilidade que qualquer líder ou gestor que deseja aumentar a produtividade e alcançar o sucesso em sua equipe deve possuir. No livro “O Poder de Delegar”, a autora Donna M. Genett explora as melhores práticas e estratégias para distribuir responsabilidades, capacitar colaboradores e liberar tempo para focar em atividades mais importantes.
O livro oferece insights valiosos sobre como ajudar a equipe a se tornar mais eficiente e autônoma, destacando a importância da confiança, da comunicação clara e do acompanhamento adequado. Aplicar essas lições práticas podem transformar sua abordagem de gestão e impulsionar os resultados da sua organização.
Como forma de compartilhar esses ensinamentos, é possível resumir e citar os seis passos para delegar com eficácia que o livro aborda:
- Prepare-se previamente: sempre faça o dever de casa e se prepare antes de delegar uma tarefa. Pensando nos detalhes das tarefas, nos prazos, etc.
- Defina claramente a tarefa a ser realizada. Seja específico. Peça que a pessoa a quem está delegando para repetir as informações, assim será possível garantir que ela entendeu tudo.
- Estabeleça claramente o prazo para execução da tarefa.
- Defina o grau de autonomia que deve ser atribuído a quem realizará a tarefa:
- Uma pessoa pode apenas recomendar algo; ou ela pode informar algo e já colocar em prática; ou, por fim, ela pode simplesmente ter autonomia para agir como for necessário.
- Essa autonomia vai mudar de acordo com a especialização e conhecimento da pessoa e também de acordo com o nível de importância/risco da tarefa.
- Exemplo: em um projeto de risco médio, uma pessoa com pouco conhecimento apenas pode recomendar algo; já uma pessoa com boa experiência poderá informar algo e colocar em prática para finalizar o projeto; mas aquele funcionário muito experiente e com bastante conhecimento poderá ficar livre para agir como for necessário para que o projeto seja concluído.
- Determine pontos de verificação quando for se reunir com as pessoas a quem as tarefas foram delegadas, para poder acompanhar o progresso do trabalho e, caso seja necessário, dar alguma orientação. No início de uma tarefa, tenha um período frequente para se reunir com a equipe e acompanhar, mas é possível alterar a frequência do acompanhamento caso a tarefa esteja sendo realizada sem problemas.
- Faça com o funcionário uma recapitulação completa do trabalho para discutir o que transcorreu bem e o que pode ser aprimorado, além do que foi aprendido.
Assim, se você realmente quer encontrar maneiras de aprimorar sua liderança e otimizar o desempenho de sua equipe, “O Poder de Delegar” é uma leitura indispensável. Ao implementar as técnicas de delegação abordadas pela autora, você não apenas aumentará a eficiência da sua equipe, mas também criará um ambiente de trabalho mais colaborativo.